Entenda de uma vez por todas pra que serve cada material do seu kit de apresentação. Sem eles, seu corre fica menos visível no mercado.
Nem só de palco vive o artista. Se você tá sonhando em viver da sua arte, precisa saber que o corre vai além de compor, gravar e se apresentar. Existe uma parte do trampo que rola nos bastidores — e que é decisiva pra te colocar nas oportunidades certas. Ter os materiais certos organizados, bonitos e atualizados é o que vai te apresentar pro mundo de forma profissional, abrir portas em editais, atrair marcas e fortalecer sua imagem. Bora entender o que é o quê nesse kit de sobrevivência do artista independente?
📎 Release
É a sua apresentação textual. Conta quem você é, de onde vem, qual sua proposta artística, influências e trajetória. Serve pra imprensa, editais e redes sociais entenderem você rapidinho. Deixe salvo em um bloco de notas ou app de edição de textos pra ter sempre na bala. Inclusive, se quiser ter uma matéria aqui, esse é essencial!
🧷 Biografia
É parecida com o release, mas mais focada em te apresentar como pessoa. Pode incluir histórias de infância, marcos da sua vida e o que te levou à arte. É mais pessoal, e ajuda na criação de conexão com o público. Ela ajuda a entender sua carreira antes e como está agora. Em um PDF sem muitas firulas, com leitura clara e intuitiva.
🎓 Currículo artístico-cultural
Lista seus cursos, prêmios, participações em festivais, shows, apresentações e projetos. É um documento formal, bem útil em inscrições de editais e processos seletivos culturais. A PBH pede muuuito esse material nos editais. É essencial pra entender o quão pronto você está. Tenha em um doc ou pdf bem estruturado. Pode ser solicitado em formato de texto ou em arquivo. É bom ter das duas formas.
📚 Clipping
É um compilado de tudo que já saiu sobre você na mídia: matérias, entrevistas, posts em blogs, matérias de TV, etc. Mostra sua relevância e como sua imagem está sendo construída publicamente. Os editais também exigem esse material. Se tu não é bobo e já tem matéria no Pausa, quero ver o print da sua matéria no clipping, hein!?
🖼️ Portfólio
É um mostruário visual do seu trabalho. Pode ser um PDF ou site com fotos de shows, flyers de eventos, trechos de apresentações e vídeos. Ajuda muito quando você quer ser contratado ou apresentar seu trabalho pra novos públicos. Alguns editais federais exigem também o portifólio. O ideal é que ele seja objetivo e estratégico, pois às vezes pode ser exigido em no máximo 2 páginas.
📎 Presskit
É o combo do corre. Junta release, fotos em alta resolução, links importantes (música, redes sociais), contatos e, às vezes, até o portfólio. Serve pra imprensa, produtores, contratantes… todo mundo que quer te divulgar ou contratar. Pode organizar em um link do drive organizadinho e ter sempre em mãos.
💼 Mídia kit
Mais focado em monetização e parcerias. Traz seus números (streams, seguidores, alcance), público-alvo e formatos de conteúdo que você produz. É fundamental pra apresentar seu trampo pra marcas, contratantes e patrocinadores. Esse é um pdf com um layout bem atraente, fluido, visual, mas sem muitas páginas, beleza?
🧰 Rider técnico
Documento com informações técnicas essenciais pro seu show acontecer do jeito certo: quantidade de microfones, retornos, instrumentos, estrutura de palco, luz e som. Serve pra orientar equipes técnicas dos eventos. Um pdf com página única.
🧃 Rider de camarim
Lista de itens que você precisa ou deseja no camarim durante um evento. Vai de garrafinha de água a snack específico, passando por toalhas, espelho, maquiagem… é cuidado com o seu bem-estar e preparação. Não significa que é pra pedir combos e combos, beleza? Entenda toda dinâmica dos eventos antes de exigir determinadas coisas.
🎯 Dica da gata: Salva tudo isso numa pasta organizada na nuvem (tipo Google Drive ou Dropbox) e tenha sempre o link atualizado pra mandar com facilidade. Corre profissional fala mais alto!