
De um sonho antigo de juntar música, criatividade e comunicação, surge um banco de sonhos
Após um episódio frustrante em uma relação, só ficou uma música. “Antes” de Iza Sabino, cria de Santa Luzia, é quem projetou o depois pra uma pessoa que sempre sonhou em juntar duas paixões: arte e comunicação.
Assim despretensiosamente surge uma ideia de criar reels legendados somente com músicas de amor, claro, de artistas que na sua visão não tinham o reconhecimento que mereciam. Assim surgiu o @bancodesons, uma plataforma de conteúdo nas redes sociais voltado à música urbana local.
O nome se dá à ideia inicial do projeto que era ser um acervo, literalmente um banco de sons nas redes sociais. O nome não foi pensado para definir o lugar ou os estios musicais que seriam abordados, mas hoje, o @bancodesons aborda os artistas urbanos da RMBH, especialmente agregados à cultura hiphop.
Sobre o criador

Thiago de Souza, 30 anos, cria do Taquaril, Zona Leste de BH.
Dançarino, graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda sempre fui entusiasta da junção da comunicação e da arte. Além disso, atuo como Educador Social de Inclusão Digital, inserindo o mundo digital em comunidades em situação de vulnerabilidade da Zona Norte de BH.
“É muito louco pensar que um perfil no Instagram que começou com um objetivo tão intimista fosse alcançar o espaço que o @bancodesons ocupa hoje no calendário cultural da cidade.”
Hoje a plataforma atua em várias frentes:
- Produção de conteúdo e divulgação de artistas, shows e eventos
- Cobertura de eventos e entrevistas com artistas conhecidos nacionalmente, como Karol Conká, Chris MC, Sant, MC Marechal, Aka Rasta, Raffa Moreira e vários outros
- Mentoria e assistência de carreira aos artistas locais, com construção de planejamento de lançamentos, escrita de portfolios, releases, mídia kits e etc..
Ao todo, o projeto já divulgou mais de 500 artistas em seus posts, vídeos e playlists, e está expandindo para outras cenas emergentes, como SSA e BSB.